Pedalar e correr em Vix

Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012


O que fazer para evitar lesões nas corridas

Correr é prático e acessível para boa parte das pessoas. Por isso mesmo a corrida tem sido uma ótima ferramenta de combate ao sedentarismo (evitando obesidade, problemas cardíacos, entre outros). O que ocorre é que ao mesmo tempo também aumentam a ocorrência de lesões vindas dessa prática.

Os locais mais comuns para ocorrerem lesões são: joelhos, pés, pernas, tornozelo e coluna. Em pesquisa realizada em uma universidade paulista foi constatado que os corredores com mais tempo de prática de corrida eram justamente os que apresentavam taxas menores de lesão. Isso indica que os mais experientes estão mais adaptados ao esporte e, por entender melhor os limites do corpo, estariam mais protegidos de dores e lesões. O contrário acontece com os corredores mais recentes, eles tem maiores índices de lesões causadas pelo despreparo, muitas vezes associado ao exagero.

Tipos de lesões mais comuns


Prevenção
Como prevenir: fortalecer a musculatura envolvida na corrida, incluindo a região abdominal, ajuda a afastar problemas. Isso pode ser feito em academia ou até mesmo no calçadão com poucos equipamentos. Também é super importante, ou melhor dizendo, fundamental fazer um intervalo de descanso entre os treinos. Durante a corrida os ossos sofrem microfissuras que são regeneradas justamente no intervalo em que o organismo descansa do exercício. A negligencia desse descanso causa a famosa fratura por estresse que obriga o praticante a se ausentar por um longo período dos treinos.

Treine respeitando seus limites e curta cada momento. Assim você atinge seus objetivos de forma bem segura. A consulta com um ortopedista e um fisioterapia é indispensável para diagnóstico completo, além de um tratamento seguro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...