Pedalar e correr em Vix: Regras do uso do Calçadão de Camburi

Páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Regras do uso do Calçadão de Camburi


Prefeitura define: skates e patins devem utilizar ciclovia da Praia de Camburi

Segundo o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), essa medida é emergencial. A fiscalização ficará por conta da Guarda Municipal, que orientará os frequentadores da Praia de Camburi.


Após uma sequência de reclamações por parte dos frequentadores da Praia de Camburi, em Vitória, sobre o uso do calçadão, a Prefeitura da capital anunciou, na tarde desta sexta-feira (11), mudanças nas orientações para uso do espaço comum. A partir deste final de semana, a ciclovia deverá ser compartilhada entre bicicletas e quem anda de patins, patinete e skate. O calçadão passa a ser de uso exclusivo para pedestres.
No domingo, quando o trânsito de um sentido da Avenida Dante Michelini é fechado para a realização da 'Rua de Lazer', a ciclovia será de uso exclusivo das bicicletas. Segundo o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), essa medida é emergencial.
“Estamos organizando esse fluxo de pessoas emergencialmente porque nossa administração assume em pleno verão e temos que tomar uma decisão imediata”, explica. Luciano frisou que obras, se forem necessárias, são demoradas e não ficariam prontas até o final desta estação.
Atuação da Guarda

A fiscalização ficará por conta da Guarda Municipal, que orientará os frequentadores da Praia de Camburi. “A nossa solicitação ao secretário de Segurança é que a Guarda atue de forma educada e preventiva, fazendo com que a prefeitura não coloque pressão nas pessoas no momento de lazer. Nós também pedimos que a população compreenda que essas áreas são para o lazer”, disse.

As regras foram criadas a pedido do Ministério Público Estadual (MPES). Audiências públicas foram realizadas na Câmara de Vereadores com a participação do promotor de Meio Ambiente e Urbanismo da capital, Marcelo Lemos, para definição das normas.

O promotor diz que as regras sugeridas pela administração de Vitória é um avanço, mas a divisão de espaço para os esportistas é ainda uma preocupação. “Nos preocupa ainda esse mesmo espaço para as três modalidades, os próprios usuários destes equipamentos sugeriram espaços diferenciados. Mas vamos ver como será essa experiência, mas havendo fiscalização, eu acredito que irá reduzir muito os incidentes”, afirmou.
Ampliação da 'Rua de Lazer'

Já o prefeito Luciano Rezende frisa que não acredita que o espaço da ciclovia seja pequeno para as modalidades, tendo em vista que o local não é para o uso dos equipamento em alta velocidade. Além disso, no Rio de Janeiro, essa proposta já foi implementada com sucesso.

Futuramente, a intenção da prefeitura de Vitória é criar faixas exclusivas para patins e skates. Além disso, há o projeto para que o horário de fechamento da pista da Dante Michelini, dentro do projeto da 'Rua de Lazer', seja ampliado e levado para toda extensão de Camburi.
Grande MER** que a Prefeitura de Vitória fez. Colocar a GM para "prevenir e fiscalizar", e não punir os transgressores? Não adiante nada! Será a bagunça e desordem de sempre. 
Deixei de pedalar no calçadão tem muito tempo, por conta da falta de respeito de muitos usuários e de pais retardados que abandonam seus filhos em meio uma ciclovia correndo grande risco de provocar acidentes. E também por aquelas enormes e desajeitadas bicicletas para famílias inteiras passearem e atrapalharem o fluxo da via.
Ciclovia de Camburi - o inferno está aí.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...